Quando o SBT anunciou o retorno da apresentadora Hebe Camargo após um problema de saúde, o humorista Danilo Gentili chamou o episódio de “O Retorno da Múmia”.
Após ser ferozmente criticado pela imprensa, ele explicou que, com a morte da Dercy Gonçalves, a Hebe herdou todas as piadas de velho.
Ultimamente, tem se discutido muito se o humor deve ter limites.
Eu não sou humorista, mas, como a minha intenção neste blog é escrever textos com uma boa dose de humor, também tenho essa preocupação com o limite do que é humor e do que é ofensivo.
Tenho 1,73 m de altura e calço 43 (às vezes, 44). Quer dizer, meu pé é enorme pra minha pouca estatura.
Pra se ter uma ideia, quando eu nasci, meu pé já era tão grande, mas, tão grande, que eu não pude fazer o teste do “pezinho”.
O tempo foi passando, a adolescência acontecendo e começaram os problemas: a galera zuando com a minha cara. Ou melhor, com o meu pé!
Imagina você chegar na piscina do clube, aquela menina linda vir conversar com você e de repente um dos seus amigos grita:
“- Ô, Paulo! Veio nadar de pé de pato, hoje?”
E aí a menina olha pros seus pés e “racha o bico” de dar risada.
Roxo de vergonha, você pula na piscina. Aí, outro besta grita:
“- Cuidado! Não vai bater os pés se não vai dar maremoto na rua de baixo.”
Piada vai, piada vem. Um dia você quase vira herói.
“- Se um meteoro vir de encontro à Terra, é só o Paulo plantar bananeira que os pés dele formarão um escudo protetor e estaremos salvos!”
Imagina um adolescente super tímido sendo alvo desses tipos de piada.
Tinha dia que eu ficava tão irritado que perdia as estribeiras e acabava mandando todo mundo à merda. Mas, aí, sempre tinha alguém que falava algo assim:
“- Nossa! Paulo. Não sei como você pode ser tão desequilibrado com um pé deste tamanho!”
No fim, eu acabava rindo junto com a galera.
E era o melhor que eu fazia, afinal, estávamos entre amigos e todos tinham uma característica peculiar, digna de ser alvo de piada.
O Oscar e a sua baixa estatura;
O Danianderson e a sua careca;
O Haroldo e o seu cabelo de Valderrama;
O Flavio e a sua barriga de boneca gorda de shorts branco;
O Toshiro e o seu mini p... (deixa pra lá!)
Pensando bem, acho que o humor não tem limite. Tá mais pra algo 8 ou 80:
Se fizer rir é humor!
Se não fizer rir não é humor!
Mas, isso, é cada um que tem que decidir.
Agora, antes de terminar, um conselho: se você não tiver intimidade com a pessoa que você pretende fazer a piada, não faça!
Veja o que aconteceu com uns caras que mexeram com meu bisavô o “Pé Grande”:
Concordo. Se fizer rir, é humor! :D
ResponderExcluirFala PAulo, esqueceu de mensionar os lendários caldos dados no máscara, somente porque ele era feio (e continua). Até que enfim consegui postar, nunca acerto e acabo desistindo, não demore para escrever hein...
ResponderExcluirAbraço,
Rafael
Humor é humor. Não entendo essas 'celebridades' que se acham seres superiores que nãomerecem ser alvo de piadas. Como você mesmo disse, passamos a vida inteira enfrentando isso e não vai ser a fama que impedirá que isso continue acontecendo. É a vida!
ResponderExcluirAbraços Paulo!
P.S.: Nosso bisavô (eu calço 39 com 1,67cm de altura) sabe como se faz! Ahh muleke! Kkkk...
Débi, valeu pelo comentário.
ResponderExcluirAbraço!
Rafael, acho que com o máscara já era caso de "bullying". rsrs!
ResponderExcluirVou tentar escrever mais agora que a peça passou.
Abraço!
Larysse, concordo com você. Só porque viraram celebridades ele não vão se livrar de serem alvos de piada. Todo mundo é!
ResponderExcluirPutz! Quer dizer que somos primos de terceiro grau? rsrs!
Abraço!
Meu, acho que no humor só é mancada fazer piada levando-a pro lado pessoal, mas do resto não.
ResponderExcluirÉ como vs mesmo disse: se rir td bem,mas se não, não.
Acho que é bem simples. De um jeito ou de outro uma só pessoa não vai conseguir agradar todas as outras né.
Valeu,
Isabela.
bom qnd eu leio seu blog fico bem informada pois vc é um exclente economista tenho cm saber das ações e investimentos rs acho que cada um no seu quadrado o que vc espera de um humorista que ele te faça rir o que espero do blog do leiturista que me faça rir acredito que piada boa aquela que vc não precisa explicar qnd isso acontece deixa de ser piada cm diz rir ainda e o melhor remedio para um dia de tédio bjs paulo
ResponderExcluirMuito bom seu comentário sobre o humor! Eu li o blog do Danilo Gentili falando sobre isso também e concordo! Eu sempre fui muito tímida também e séria até demais com quem não conheço bem, mas talvez por ter um irmão mais velho, aprendi a ter um certo humor sarcástico. Pior é que nem todos entendem! Todo mundo se acostumou com aquele humor padrão e inofensivo. Há também aqueles que acham que a vida tem muitos problemas e que rir disso é ofensivo e desumano. Acho ridículo isso! Eu escrevi uma vez no blog sobre humor também. Com os stand ups aparecendo mais, muita gente anda criticando dizendo que não são atores e que não é teatro de verdade! Até isso é levado a sério demais, pode?!
ResponderExcluirFalo demais, né?!? Parando por aqui...
Bjinhuusss de novo!
Isabela, eu também acho que uma só pessoa não vai conseguir agradar a todo mundo. Acho que cada um tem que buscar o tipo de humor que gosta. Eu, por exemplo, não gosto do Pânico, mas, ao invés de ficar criticando, simplesmente mudo de canal.
ResponderExcluirAbraço!
Suzi, é verdade, se tiver que explicar, perdeu o tempo da piada.
ResponderExcluirHumor tem muito a ver com conhecimento de mundo, cultura, experiências. É por isso que a gente acha as piadinhas da entrega do Oscar tão sem graças. Os americanos têm outra cultura.
Como você disse: "cada um no seu quadrado!"
Bjos!
Carol, o povo acha que rir dos problemas é ofensivo. Mas, não é muito pior ficar dando ibope pra eles? Quem é que aguenta ligar a TV e ouvir falar do "Caso Bruno"?
ResponderExcluirEsse humor inofensivo da época da "Praça é Nossa" já deu o que tinha que dar. Nem minha avó ria mais das piadas. Acho que o pessoal do stand up chegou pra dar uma virada nisso daí. Mas, toda mudança gera desconforto e crítica. Normal.
Você não fala demais. Você fala bem. Continue comentando longamente aqui. Isso é um pedido! rs!
Bjos!
Ta certo Paulo.
ResponderExcluirMuita gente critica o CQC fala que eles são chatos e pegajosos, mas tipo, é o trabalho deles fazer uma coisa diferente, que realmente corre atrás.
Muita gente critica o Pânico mas não sabe o quanto os caras ralam pra fazer o programa.
O jeito é assistir o humor que quer e não o que não gosta e ficar criticando depois.
Éissoaee.
Hahahaha
ResponderExcluirAs vezes damos uma bola fora e fica pro resto da vida tbm, meu professor de Historia confundiu o Coliseu com o panteon quando tava explicando grecia antiga e agora chamamos ele de coliseu ehauehaue
Ele ri tbm, sabe q se nao rir é pior kkk
HAHAHA, realmente, tem gente que não pega o espírito da piada.Se todo mundo pegasse esse espírito, com certeza muita coisa ia mudar nesse mundo.Mas não é bem assim, rs.
ResponderExcluirE, além das piadas das características físicas, tem as do sobrenome.Me chamam de Durex, por causa do meu sobrenome, é engraçadinho, a eu acabo por rir junto e tirar com o sobrenome dos outro também.
Se a gente ficar ofendidinho por qualquer piadinha, vamos viver emburrados, o que é perda de tempo...
beijo !
Se eu não me engano,tem um ator no programa a Praça é Nossa que imita a Hebe e ele a imita com as expressões facias paralizadas (uso de Botox)
ResponderExcluire fazendo uma tonelada de piadinhas sobre a velhice dela.Se esse ator pode porque o Gentili ou outro humorista não pode? Por que o ator da Praça faz um personagem caricato e o Gentili faz piada de cara limpa!!!???
Talvez por que o povo brasileiro esteja mais acostumado com um humor com personagem (Zorra Total,A Praça é nossa e o Casseta e planeta não me deixam mentir...),aí fica impactado quando quando vê um humor mais relacionado a realidade,que critica, que cutuca as feridas da sociedade,menos politicamente correto,mais ironico e/ou sarcástico...
Abraço,
Raquel
Isabela, é verdade. Temos que buscar aquele tipo de humor que nos agrada. Ficar assistindo o que não gosta pra ficar criticando é coisa de gente ranzinza. Até pra criticar é mais legal com humor.
ResponderExcluirAbraço!
Ciborgue, professor tem que levar na esportiva mesmo. Quando um professor erra a galera cai matando em cima. Mas, como você disse, se não rir é pior.
ResponderExcluirAbraço!
Caroline, se a gente se irrita com as piadas, aí é que o povo insiste nelas pra se divertir as custas da nossa irritação. você tem razão.
ResponderExcluirBeijo!
Raquel, achei seu comentário perfeito! Nem tenho o que acrescentar.
ResponderExcluirAbração!
Paulo Sergio,muito obrigada!
ResponderExcluirFiquei elogiada...ops,quer dizer lisonjeada com o seu elogio #PalmirinhaFeelings hahaha
Abraços,
Raquel
Ahh! Que bom que você não acha ruim! =) Vou atender seu pedido e continuar comentando por aqui! rsrsrs
ResponderExcluirBjinhuuss =***
Infelizmente não posso concordar contigo ao dizedr que o Gentili faça humor, ele, simplesmente, ofende as pessoas se (quando [ espero que isso ocorra ! ...]) ele mudar de atitud, quem sabe, eu o considere alguém, também ... = /
ResponderExcluirPalmirinha, digo, Raquel, é verdade. Seu comentário foi ótimo! rs!
ResponderExcluirAbração!
Carol, espero que comente sempre!
ResponderExcluirBjos!
Bia, sinceramente, eu também prefiro um humor menos agressivo. Acho que já deu pra perceber isso pelo que eu escrevo no blog. Porém, quando o Danilo detona esses políticos corruptos ou que mal sabem escrever o próprio nome, eu adoro!
ResponderExcluirO problema é tirar com a cara de quem não pode se defender. Aí eu acho foda!
Abração!
Oii de novooo!!
ResponderExcluirComentando o que já foi comentado... eu também acho que o Danilo é um dos que mais pega pesado no humor, mas acho também que ele tem muita coragem que muitos não têm (tá certo isso?? essa nova regrinha de português me ferra! PQP!)! Acho que estava faltando isso no Brasil! E agora absurdamente, querem censurar o humor com políticos! Porque essa lei não é mais do que uma censura absurda! Será que a gente vai regredir?? Que coisa...
bjinhuuss de novoo!!
Quem disse q vc não é humorista PS??????????? Vc é um professor!!!!
ResponderExcluirCarol, o Danilo pega pesado mesmo, mas, acho que essa é a cara do CQC. Provocar e criar polêmica.
ResponderExcluirBjos de novo! rs!
Daniel, de fato eu sou um professor (de Língua Portuguesa, só que não praticante! rs!)
ResponderExcluirAbraço!