quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ônibus Lotado

(sugestão de Larysse, Luciana, Suzi, Edlaine e Mariana: ônibus lotado)




Toda vez que eu pego ônibus, lembro daquele comercial da moto Dafra em que o Wagner Moura diz:

- Chega de depender dos outros!

E a galera grita:    

- Chega!

E eu sempre grito junto.

Ninguém merece depender de ônibus!

Aqui em Atibaia, tem um ônibus circular com sentido ao bairro do Alvinópolis. Nunca vi um ônibus pra dar tanta volta antes de chegar ao seu destino! Quando a gente desce, chega a pensar que está com crise de labirintite!

A secretaria de turismo daqui poderia até aproveitar e fazer uma promoção pra alavancar o turismo local:

“Você já imaginou dar a volta ao Mundo por apenas R$2,25?

Agora, isso já é possível!

Venha para Atibaia, pegue o ônibus circular para o Alvinópolis e boa viagem!”

Sabe aquele dia que você acorda de amanhã com um baita embrulho no estômago?

Pode ter certeza que vai acontecer o seguinte: o ônibus vai lotar e vai chover. Os vidros serão fechados. De repente, um tiozinho praticamente brotará do chão em meio à multidão carregando um isopor do tamanho de uma geladeira. Ele vai abrir a tampa e vai ser lançado ao ar um cheiro inconfundível de espetinho de lingüiça!

Tá certo que cheiro de carne é bom, mas, não às 7 da manhã e ainda por cima naquele dia em que a gente não quer nem ouvir falar em comida. Quanto mais, cheirar!

E depois que a chuva parar e o ônibus esvaziar, não se iluda que as coisas vão melhorar. Um cara vai entrar, sentar na sua frente vestindo uma regata, com os sovacos tão peludos que fariam alguns se lembrarem da Playboy da Vera Fischer. E quando o vento soprar, o cheiro do homem virá até você.

Sabe aquela mistura de suor com aquele desodorante comprado no supermercado. (Aquele mesmo, não posso citar o nome. Bom, cada um que axe, digo, ache o que quiser!) Então, é esse cheiro que virá até você e te fará descer 8 pontos antes e ir caminhando na garoa.

Claro que também tem gente cheirosa nos ônibus. Só que cheirosa demais! A pessoa deve lavar o cabelo, a roupa, fazer gargarejo, tudo com o seu perfume predileto. Quando essa pessoa desce do ônibus, a galera que ficou está tão chapada que começa a ver coisas sem nexo, como duendes verdes passando por baixo da catraca, as moedas da cobradora virando Fritopã e o ET passando voando de bicicleta com o padre Quevedo na garupa.

Acho que em todo ônibus sempre rolam 2 coisas: pessoas conversando muito alto e gente falando no celular mais alto ainda.

Uma vez, tinha duas mulheres na minha frente disputando pra ver quem tinha a vida mais desgraçada!

NEIDE: - Ih, Suélen, lavei 3 varal de roupa ontem!

SUÉLEN: - Eu lavei 5 ontem e mais 3 hoje! Tô morrendo de dor nas costas!

NEIDE: - Dor nas costas? Você não sabe a dor que EU tenho nas costas. Dói desde o pescoço até o ossinho da bunda, lá embaixo!

SUÉLEN: - Ih, Neide. A minha dor começa na coluna e vai pros braços. Formiga tudo!

NEIDE: - E a minha, então? Dói as costas e o nervo ciático. A perna incha e dá câimbra nos dedo do pé!

SUÉLEN: - E eu então? Outro dia chegou a travar o meu pescoço! Os braço ficaram largado, sem força. Aí atacou uma dor de cabeça de rachar mamona! Não conseguia nem pensar, menina! E você pensa que aquele viado do meu marido me ajudou? Não. Tava lá de férias, sentado no sofá e nem pra lavar uma louça pra gente serve o traste! Olha, eu não sei porque eu casei, viu!? Homem é tudo igual! Tudo a mesma merda!

Nesse momento, aparece uma menina conhecida da dona Suélen.

MENINA: - Oi, dona Suélen, tudo bem com a senhora?

SUÉLEN: - Oi, filha. Tá boa? Já casou?

O velho lance da “generosidade” que já falei aqui.

Mulher no celular:

- Alô? Oi? É ela. Fala mais alto! Quê? Isso! Não menina, tô indo agora pega o resultado dos exame. Num sei! Desconfio só, mas, num sei. Pode ser também. Quê? Eu sei que ela tava com corrimento vaginal...

Tipo assim, além de falar alto, a pessoa fala coisas que não são muito agradáveis de se ouvir. Totalmente sem noção! As senhoras ficam horrorizadas e fazem o sinal da cruz. Os homens olham desconfiados. Algumas pessoas sentem medo. Ela vai falando, ou melhor, berrando ao telefone até que de repente ela grita:

... ô motorista, pára aí que eu vou descer. Não ouviu o meu sinal, não? Mal educado!

Sem noção, mesmo!

Outra coisa que me enfurece dentro do ônibus: os famosos DJs de ônibus, como bem citou a Edlaine.

DJs de ônibus são aqueles moleques que vem da ou vão pra escola e ficam ouvindo músicas no celular ou MP alguma coisa, sem fone e no último volume.

No ápice da minha revolta, juro que consigo visualizar eu fazendo eles engolirem o celular.

E depois o povo quer que eu ainda vá dar aula! É um dia na aula e 25 anos na cadeia. Certeza!

Outra coisa irritante são aquelas meninas na faixa dos 14 anos que viajam de pé, na frente dos bancos, sem deixar espaço pros mais velhos sentarem. E elas vão gritando a viagem toda, umas com as outras, com os meninos, com quem passa na rua.

E tem gente que fala assim: - Ai, os motoristas de ônibus são tudo estressadinho!

Estressadinho?

Vai lá dirigir o ônibus e aguentar aquela molecada todos os dias. Com uma semana de trabalho acho que essa pessoa jogaria o ônibus no precipício.

Sabe de uma coisa: nada como andar a pé! Faz bem pra saúde física e mental. Portanto, é assim que vou seguir: a pé!

Mas, só até eu comprar a minha moto. Tá?

33 comentários:

  1. afff é horrivel mesmo viu... cada uma que acontece nos onibus, cada historia que se houve, que acontece... tirando os assaltos super freguentes hoje em dia nos onibus... é um absurdo... eu entro torcendo pra ninguem sentar do meu lado kkk horas no onibus voce realmente prefere andar a pé... afff

    ResponderExcluir
  2. uhauhsausuahsauhshua

    Tudo verdade, mas o que mais me incomoda mesmo são os djs de ônibus. Eles NUNCA escutam algo que preste, só musiquinhas da moda que tocam em baladas. Prefiro ouvir a musiquinha de elevador que tocam nos ônibus daqui do que isso

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Paulo.Excelente....os cheiros dentro dos ônibus de manhã é cruel mesmo. Eu sempre tenho na bolsa saquinho plástico...vai que precisa numa emergência ;(
    Uma vez peguei um ônibus em Porto Alegre e achei que daria morte entre motorista e o cobrador. Segundo uma passageira a briga estava há horas. Juro que fiquei com medo. O motorista tirava "fininho" dos carros, dos pedestres e continua batendo boca com o cobrador. Até acompanhei os jornais para saber de alguma notícia de homicídio em algum ônibus. Mas não apareceu nada.

    ResponderExcluir
  4. Ah....esqueci ótima Páscoa para vc!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou estudante e por isso dependo mtu dos onibus, de manha entao entao eh lotado, o pior eh qndo entra a gordinha e eu acho q ela vai me levar junto, tenho q segurar firme hehe

    e como levo mochila eh pior, penso q estou sendo assaltado toda hora. Tem gente ate q reclama e fala "Nao sei porque esses estudantes levam mochila, so atrapralha" Entao ela queria q eu nao levasse livros e caderno?

    Belo post Paulo, abraçossss

    ResponderExcluir
  6. Ainda...Lembrei de outra.
    Certa vez quando estava indo para a faculdade, ônibus lotado e tal, eu com livros na mão e mochila carregada e só com uma das alças no ombro. O motorista maluco fez uma curva muito fechada e rápido, minha mochila soltou e bateu direito no rosto de um rapaz sentado. Coitado..tive pena dele, porque a mochila estava cheia, inclusive com estojo de lata..E o estojo acertou direto o nariz do coitado.
    Aprendi..mochila segura é mochila presa com as 2 alças!!
    Abraço docinho de Páscoa
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... ai, ai, ai, hahahahahahaha. Jesus Amado! Eu vi a cena todinha! Sabe Paulo, sempre que ando de ônibus rio de tudo isso e penso: pobre é uma coisa mesmo, hehehe, tá na merda mas tá indo. Eu nao me aguento dentro do ônibus. Você falou muito bem. E esses DJ's de ônibus só geram em mim vontade de ir na feirnha dos importados e comprar um caminhão de fone de ouvidos e doar pra eles... puts :P Juro que ainda farei isso e volto aqui pra dizer :P

    Mas pra mim, não existe nada pior do que o excesso de 'cheiros' e essas senhoras alto-falante. Argh!
    E pensando bem, quando eu for em Atibaia eu vou comprar uma passagem desse ônibus pra conhecer a cidade. Ele oferecem cafézinho? Kkkkk...

    Um abração e obrigada pela história. :)

    ResponderExcluir
  8. hahahahaha
    Muito bom o post!

    E mesmo com isso (e muito mais) que acontece no ônibus,ainda tem gente que consegue dormir no ônibus,acho que é necessário muita concentração para dormir num lugar que não é nada confortável!

    E o pessoal que fica batucando pagode no fundo o ônibus!?
    Ah,vai tocar pagode na Ponte que Partiu!
    hahaha

    Parabéns para a Larysse, Luciana, Suzi, Edlaine e Mariana que deram a sugestão

    Abraços,
    Raquel

    ResponderExcluir
  9. USHHUAHUSHUAHU direitinho ...tudo que vc falou eu fiquei imaginando as cenas do meu dia
    teve um dia que eu espereii 2 onibus que estavam lotado , mas de meia hora no ponto e qndo eu descidi pegar , adivinha ? lotadoo , mas num tinha jeito de esperar pq minha mae já tva desesperada querendo sabe pq demorava tanto.
    fora as escorregandas neh ....vc tá lá na boa vendo os carros neh( os pessoal dentro no maior aconchego) derrependo o motorista brecaaa e vc vai para lá do outro lado , que mico!
    e mais cada vez que eu coloco a mão naqueles varal ou naqueles treco de segurar , eu fico imaginando quem colocou a mão antes e onde estava essa mao antes de colocar (no nariz , no saco , no cliquete , no pé , suvaco , entre outros). fora qndo tem estudante com uma baita de uma mochila gigante querendo passa..ele passa e leva o que tá na frente!
    mas tudo bem VIVA AOS TRANSPORTES COLETIVOS, sem eles agente não teria historias p contar kk
    faleii demais

    suahuashu abraços

    ResponderExcluir
  10. hhahahahahahahahaha texto excelente! Eu só acrescentaria um detalhe dos ônibus: as crostas de suor que ficam nos canos para segurar... quando agente sai do ônibus dá pra sentir as mãos encapadas por uma pasta de gordura, uma delícia! hehehee

    ResponderExcluir
  11. Por isso eu agradeço nao morar em cidade grande!
    Aqui tudo é mais facil!

    rs

    ResponderExcluir
  12. Bom, primeiramente, feliz Páscoa.
    Você falou dos estudantes DJs e isso incomoda MESMO. Que gente troxa, eles fazem isso só pra mostrar que tem esses Mp5, 6, 7, 8, 9, 10, iPode, inumPode, iPhone, celulares touchs e zais, comprados na Pajé. Eu já peguei condução pra ir pra escola no horário de pico, quando estava em lugares mais longes, mas eu dou graças à Deus que a minha escola é perto da minha casa e não preciso pegar condução com gente fedorenta.
    E as veinhas sem noção do trem... HAHAHAHAHAHAHA, eu rio muito com elas!

    Beeeijos,
    Isabela.

    ResponderExcluir
  13. Milena, eu ando muito a pé, sempre andei, então, estou acostumado. Porém, quem mora em cidade grande não tem muita opção. Tem que pegar ônibus lotado mesmo e rezar pra não ser assaltado e etc.
    Não vejo a hora de inventarem o teletransporte.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Luan, tem um ônibus aqui que toca músicas sertanejas de 1800 mais ou menos. E eu não consigo descobrir de onde sai o som. O pior é que é só um ônibus que toca isso.

    Tô com você: tenho vontade de jogar pela janela esses djs de ônibus.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Luan, só mais uma coisa: eu disse que o pior é que é só um ônibus que toca isso, mas, na verdade eu quis dizer "Graças a Deus!" rsrs!

    Falou!

    ResponderExcluir
  16. Luciana, será que esse motorista não veio pra cá depois disso não? Aqui tem cada motorista maluco. rs!

    Boa Páscoa 2011 (porque a de 2010 já foi ontem, desculpe o atraso).

    Estojo de lata no nariz é sacanagem. rsrs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Jander, da próxima vez que alguém disser isso você arranca o material da mochila e coloca no colo de quem estiver reclamando. Uma vez, entrei pra fazer leitura numa loja e como estava chovendo o chão ficou todo molhado e sujo. A mulher fez cara de bosta e reclamou. Aí eu perguntei se ela queria que eu voasse.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Larysse, se eles não aceitarem o fone, você usa para enforcá-los. (Desculpe, mas, andei de ônibus hoje e estou revoltado) rsrs!

    Olha, cafezinho, infelizmente, não está no pacote de viagem. rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Raquel, é verdade, como será que esse povo consegue dormir? rsrs!

    Pagode, geralmente rola em excursão. O foda é o meu grupo de teatro que quer cantar Legião Urbana no ônibus quando a gente viaja pra ver peças. Gosto do Legião, mas, acho que o Renato Russo ser revira no túmulo quando meus colegas "afinadíssimos" cantam. rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Mariana e Amanda, você falaram tudo: as cordinhas e os canos de segurar... aquela pasta de gordura...! Puta embrulho no estômago! rsrs!

    Vou começar a pegar ônibus de luva cirúrgica.

    Abraços pras duas!

    ResponderExcluir
  21. Ciborgue, acho que vou fazer como os chineses e usar bicicleta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Sabe o que eu AXE???? eu axe é pouco... rsrs... brincadeira PS... Mas quase todo mundo já passou por algumas situações parecidas em onibus... vc nao é o unico...

    ResponderExcluir
  23. muit bom esse post pura verdade td que foi dito ou melhor escrito. meu tio é motorista de ônibus ele conta cada história. feliz pascoa atrasada abraço paulo.

    ResponderExcluir
  24. Claro...Vc pratica exercicios, nao polui o meio ambiente e se chover ja toma banho.

    Ah, nao esqueça do shampoo e sabonete...rs

    ResponderExcluir
  25. Daniel, é isso aí mesmo! rsrs!
    Acho que todo mundo já passou por uma história louca em ônibus. Daria um livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Suzi, seu tio deve ter ótimas histórias pra contar.

    Obrigado e Feliz Páscoa retroativa pra você também! rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Ciborgue, hoje tomei chuva o dia todo no trabalho. Se tivesse lido seu comentário antes, já teria levado shampoo e sabonete pra economizar chuveiro em casa. Tô ficando embolorado de tanta chuva na cabeça.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Ciborgue, é mesmo. Nem vou reclamar mais depois dessa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Rsrs muito bom o post....Esem dúvidas na situação que se encontra o trasporte público o melhor é andar a pé.....Ou comprar uma moto..Mas aconselho meu caro não comprar uma Dafra p/ evitar a fazer um post cômico como este....rsrsrsrrsrsrsr

    bjuxxx
    Edlaine

    ResponderExcluir
  30. Edlaine, com certeza não! rsrs! Gosto do comercial, mas, prefiro uma Honda. rs!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  31. Sem contar que sempre tem um fdp querendo encoxar alguém, aff...
    Os cheiros, ah lotação que não tenha cheiros não é lotação, ecaa... rsrs
    Quanto aos DJs, na minha cidade tem uma campanha contra isso, mas acha que adianta, adolescente é uma criatura sem noção nenhuma.
    Ah que tortura quando esqueço meu fone, chego em casa com minha cabeça latejando.
    E sempre tem aquelas matracas, falando para todos do ônibus ouvirem, assuntos os mais absurdos!
    E os motoristas, poxa... conseguem deslocar todos os orgãos do corpo, ainda mais se a pessoa estiver distraída. A gente sai tão tonta, que demora a voltar ao normal.
    Sem falar daqueles espaçosos que abrem tanto as pernas ao sentarem, e só homem! sei lá, tentando mostrar alguma coisa, a gente tem de ficar tão esprimida, que é até melhor ficar em pé!
    Nossa, são tantas histórias
    Ótimo post
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Juliana, rsrs! É tudo verdade. Cheiros insuportáveis, motoristas malucos e etc.
    Mas, sem dúvida o que mais me irrita são os DJs de ônibus e os "sacudos" que precisam sentar com a perna aberta expremendo a gente no canto ou nos fazendo sentar quase no corredor.

    Abração!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!

Sugestões de postagem serão bem-vindas!