sábado, 10 de outubro de 2009

As pedras no caminho do leiturista de luz

Nesses 5 anos trabalhando como leiturista de luz, já topei com muita coisa estranha pelo caminho.

Certa vez, estava fazendo a leitura dentro de um condomínio. Quando cheguei próximo a uma das casas, a porta da sala estava aberta e lá dentro havia uma senhora loira apenas de calcinha e sutiã.

Antes que ela me visse, comecei a andar de ré.

Foi a primeira e única vez que fiz o “Moonwalker”, aquele passinho famoso do Michael Jackson.

Aí, quando estava numa distância segura, gritei:

- Leitura da luz!

A filha da mulher (linda por sinal) apareceu e disse:

- Só um minutinho!

Pensei: “Será que ela vai tirar a roupa também?”

Infelizmente, não! Ela apenas fechou a porta pra que eu pudesse me aproximar.

Até hoje eu fico pensando o que aquela senhora fazia ali naqueles trajes. Seria ela a Copélia?


Mas, constrangedor mesmo foi o seguinte caso: fui fazer a leitura em duas casas que ficavam no mesmo terreno, uma na frente e a outra no fundo. Fiz a leitura da primeira casa. Perguntei pra moradora se havia alguém na casa do fundo e ela respondeu:

- O portão tá aberto, pode entrar.

Entrei. O relógio de luz ficava ao lado da porta da sala, que estava aberta. Quando me aproximei dele, foi inevitável não ver aquela cena: um casalzinho estava dando um “puta amasso” no tapetinho da sala!

Dessa vez não deu pra escapar. A moça me viu e eu comecei a me desculpar desesperadamente:

- Desculpa... Não sabia que tinha gente aqui... A moça da casa da frente me mandou entrar e...

Ela não respondeu nada. Em compensação, deu uma bufada de boi bravo que me fez calar a boca na hora!

Fiz a leitura e saí dali o mais rápido que pude. De longe se ouvia a bronca que a menina dava na vizinha.

Constrangimentos a parte, com certeza a maior pedra no caminho do leiturista de luz são os cachorros ferozes.

Porém, há outros tipos de animais que podem ser tão perigosos quanto. Na zona rural, por exemplo, os leituristas podem encontrar abelha, aranha, cobra, chupa-cabra, lobisomem (no caso de se trabalhar em Joanópolis) e, claro, gente que age como cavalo.

No Mato Grosso, onde fica o Pantanal, nas áreas mais afastadas os caras fazem leitura de jipe, pois há o perigo de se cruzar com uma onça no meio do caminho.

Aqui mesmo, em Atibaia, já cruzei com animais de várias espécies.

Outro dia, fazendo leitura num bairro chamado Alvinópolis II, encontrei um tucano na porta de uma casa. E o filho da mãe ainda tentou me dar uma bicada!

Na Vila São José, estava parado na frente de uma casa, esperando ser atendido, quando vi dois pequenos jatos d’água passando bem na frente dos meus olhos. Eram dois macaquinhos que estavam no muro fazendo xixi!

Falando nisso, uma vez, estava fazendo leitura na frente de uma casa quando um cachorro que estava do lado de dentro se aproximou do portão. Dei um passo para trás e a dona da casa disse:

- Pode se aproximar! Ele é mansinho!

Encostei no portão pra ver a leitura. O cãozinho começou a me cheirar e percebi que, de fato, ele era manso.

Nesse dia, fazia um calor infernal. Eu, que normalmente já sou muito calorento, estava prestes a derreter. Pedi um copo d’água pra dona da casa e fiquei esperando ali, em frente ao portão.

Mas, apesar do sol intenso e da calça grossa que uso como uniforme, achei muito estranho quando minhas pernas começaram a “suar muito e repentinamente”. Então, resolvi olhar pra baixo.

Tarde demais! O cachorro havia mijado nos meus pés!

15 comentários:

  1. PS!

    Apesar das coisas boas, sempre tem as coisas ruins...Fazer oq né? Ossos do ofício!
    Ainda mais quando se tem que ir até a casa da pessoa pra ser feito o seu trabalho!
    rs. Adorei o post!

    Se cuida! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Putz, cada situação constrangedora..

    Mas, um tucano queria te bicar??essa é a primeira vez q ouço isso huahsuahsuahsuahsuas

    Adorei o post
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Rsrs, Paulo vc é ótimo rsrs.Qdo li o caso da moça de lingerie me lembrei do q aconteceu comigo há uns 2meses: havia acabado de chegar da rua e estava só de roupa íntima(me preparando para tomar banho)qdo de repente o leiturista botou a cara na janela da sala. Tomei um susto de pular rs!Ele então me pediu desculpas todo sem graça e disse q estava procurando o marcador(detalhe:o mesmo fica no corredor de entrada debaixo do nariz dele!)e "como o portão estava aberto foi entrando para procurar". Sorte q meu roupão estava no sofá e deu tempo para eu me tampar rsrs. Mas imagino q vida de leiturista ñ deve mesmo ser fácil né rs!Amo o blog, vc é demais!Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Tattyhag, só um detalhe: a "moça" de lingerie que eu vi, tinha pelo menos uns 70 anos! rs!

    Obrigado por acompanhar o blog.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Juh, é sério. O tucano quase me bicou. Só falta agora a galera começar a colocar tucano de guarda no lugar dos cães.

    bjos!

    ResponderExcluir
  6. 70 anos?Puxa hehe!!!Acho q pelo ao menos no meu caso o leiturista teve um pouco mais de sorte, tenho 24 com corpinho de 23,5 rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  7. Tattyhag, com certeza ele teve MUITO mais sorte do que eu! (Com todo o respeito)rs!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Valeu amore rsrsrsrsrsrsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  9. engraçado um dia estava fazendo leituras na zona rural tambem, ai cheguei em uma propriedade abri a porteira e logo gritei "O CACHORRO É BRAVO SENHORA" ela me respondeu " O CACHORRO NÃO, MAIS CUIDADO COM O BODE" quando olhei pro lado la vem o bode só deu tempo de colocar o capacete na frente pra amortecer as cabeçadas dele até que a dona viesse com um pedaço de pau pra tira-lo dali e eu pudesse fazer a leitura. depois achei foi engraçado tudo aquilo

    ResponderExcluir
  10. Edimar, essas coisas, a gente contando, ninguém acredita! Ainda bem que você também é leiturista e pode confirmar o que eu escrevo. rsrs!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Cara, não duvido de nada disso,,,,,pois tbem sou leiturista,,mas a 9 anos só faço leitura rural e uma vez estava na minha ultima leitura daquela estrada rural,era a mais longe de todas, e como o medidor ficava tipo no meio de um cercado cheio de carneiros entrei com cuidado, e aquelas pragas não paravam de ficar gritando méeeeeeeee,,,,,méeeeeeeee,,,,,méeeeeee,,,ou seja tomei maior cuidado com pra não trombar com elas,mas isso fez com que eu anotace só o numero do medidor, esquecendo de pegar a leitura,, aa detalhe, nessa epoca a gente pegava as leituras tudo na sobra,num rascunho, pra depois digitar tudo de uma vez no coletor.,Bom resumindo, quando estava no aconchego do meu lar, fui passando as leituras,,quando chegou nessa eu vi que só tinha pego o numero do medidor,,,cara que raiva daquelas pestes,,,,com aqueles méeeeeeeees,mésssssssss,,, me distrairam e esqueci de pega a bendita da leitura,,,tive que voltar no dia seguinte naqueles confins,,,,detalhe,da cidade até neste sitio, dava uns 20km de terra batida,,,esse dia foi pra cabá,,,abraços.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, rsrsrsrs! Putz! Tem coisas que desconcentram a gente mesmo. Ainda bem que eu não faço leitura rural, pois, imagino que seja bem mais difícil que na cidade, pelas histórias que ouço dos leituristas rurais.

    Valeu pelo comentário!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. gente adorei tudo isso ,dei boas gargalhadas com essas historias ,esse papo é muito bem humorado.Paulo conheço bem Atibaia,sou moradora da região
    sempre que possivel vou passar aqui..pra ler. bjs LUCIANA( lopes.luciana2005@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  14. ISSO TUDO É POUCO PERTO DE QUE PASSEI.
    UM DIA OLHEI POR CIMA DE UM MURRO VI UMA SENHORA PELADA DE BUNDA PRO ALTO DANDO COMIDA PRO GATO DELA,QUANDO VI AQUELE PASTEL PELUDO QUERENDO BEIJAR O CÉU DEU UM BRANCO NA CABEÇA.
    PASSEI MAU O RESTO DO DIA...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!

Sugestões de postagem serão bem-vindas!