segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Pergunta




Hoje, fui fazer leitura de luz numa cidade vizinha à Atibaia. No meio do roteiro, bati palmas numa casa e o mesmo tiozinho que me atende há 4 anos perguntou:

- Ah, é você que tá fazendo leitura aqui hoje?

- Sim. – respondi tranquilamente. Embora minha vontade fosse responder:

“- Não. Eu sou o CLONE do leiturista que veio no mês passado. Tá ligado naquela novela do Vale a Pena Ver de Novo?”

Esse tiozinho, todos os meses, me faz as mesmas perguntas. Sinceramente eu não sei se é carência misturada com falta de assunto ou se ele sofre algum tipo de amnésia parecida com a da moça do filme “Como se fosse a primeira vez”, que, aliás, passou hoje na Sessão da Tarde.

Enquanto eu fazia a leitura, ele perguntou:

- Você é de Atibaia?

Bom, se ele perguntou se eu sou especificamente de Atibaia é porque eu mesmo já falei pra ele outras vezes que sou de Atibaia. E se ele sabe que sou de Atibaia, por que ele me pergunta se eu sou de Atibaia?

Respondi:

- Sim, de Atibaia.

Embora quisesse responder:

“- Não, sou de Marte. Mas, a minha mãe, que é mulher, é de Vênus.”

Mas, vai que ele me responde:

“- Ah, mas, na tua placa tá escrito: Atibaia- SP.”

Aí, eu olho pra trás e há uma placa de carro pendurada em mim!

Não! Seria muita loucura!

Antes que ele me fizesse mais perguntas repetidas, me despedi falando muito, pra não o deixar retrucar, e sai andando dali rapidamente.

Terminada a leitura, lá pelas 2 horas da tarde, sentei no ponto de ônibus, suado, empoeirado, cansado, com fome e com sede, quando eis que surge a minha frente ele: o tiozinho das perguntas cretinas.

- Opa!

- Opa.

- Você já terminou?

- Já.

- Tá esperando o ônibus pra Atibaia?

Primeiro: eu sou de Atibaia!
Segundo: naquele ponto de ônibus só passa ônibus para Atibaia. Nem circular da cidade passa ali.

- Tô!

- Quantas leituras você tinha hoje?

- 513.

- 513?!!!

- É.

- E dá tempo?

- Dá. Eu comecei bem cedo.

- E já terminou?

- Sim. Tô esperando o ônibus pra voltar pra casa.

- Mas, você volta depois?

- Não, eu já terminei a leitura hoje.

- Mas, então volta outro no seu lugar à tarde pra terminar.

- NÃO! EU JÁ TERMINEI AS 513 LEITURAS DE HOJE!!!

Depois desse breve momento de exaltação da minha pessoa, abri a mochila e apanhei um livro chamado “Como Conquistar as Pessoas”. Quase enfiei o livro na minha cara pra mostrar pro tiozinho que eu estava lendo e não queria papo.

Silêncio... que durou apenas 20 segundos!

- Você gosta de ler?

- Não, minha mãe tem LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e diz que dói muito.

Ah! Peguei ele!

- O quê? Sua mãe não sabe ler?

- Ai! Esquece!

- Eu acho difícil ler.

Eu também! Ainda mais com o senhor do meu lado enchendo os pacovás!

- Eu tô acostumado desde criança.

- O que você tá lendo?

- “Como Conquistar as Pessoas”?

- Pra quê?

- Pra tentar me relacionar melhor com as pessoas.

- Com todas as pessoas?

- Ah... Talvez. E por que não?

- Mas, com todas as pessoas?

- É! COM TODAS AS PESSOAS! - voltando a ficar irritado.

- E você acha sinceramente que dá pra se relacionar bem com TODAS as pessoas?

Fiquei olhando pra cara daquele infeliz, com a pergunta dele ecoando na minha mente. E acho que se o meu ônibus não tivesse chegado naquele exato momento, eu teria jogado o livro no lixo.

E agora eu pergunto a você: teria ele razão?


18 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk
    Realmente, com certas pessoas é meio complicado ter paciencia, digo isso pelos 5 anos de convivencia com minha irmã rs...

    ResponderExcluir
  2. Ciborgue, você tem razão! Convivência com irmã é muito complicado. Hoje, eu me dou muito bem com as minhas. Talvez porque moramos em casas separadas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. rsrs Pode ser...

    Que nem dizem... isso são "fezes" da vida rs

    ResponderExcluir
  4. eu teria respondido:
    - Bem, você está do grupo que não da pra se relacionar.
    Soaria arrogante?
    Gostei da citação de LER.
    continuo adorando seus textos.

    ResponderExcluir
  5. Na próxima leitura leve para o tiozinho de presente o livro "A Arte de calar" ou, "O silêncio dos inocentes". Ahaha!

    abço
    Cesar Cruz

    ResponderExcluir
  6. Vc poderia ter respondido:
    -Não, de pessoas como vc, eu quero distância!

    Muito bom o texto!

    Abraços,
    Raquel

    ResponderExcluir
  7. Simey, eu acho que ele estava falando dele mesmo. Impossível se relacionar bem com ele. Portanto, ele estava certo. rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Cesar, muito obrigado! Já vou encomendar estes livros para levá-los na próxima vez que for para a cidade do tiozinho. rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Raquel, poderia fazer isso, mas, estaria fazendo o contrário de tudo o que o livro diz e ainda por cima dando razão ao pensamento dele. rsrs! O tiozinho ia ficar com muita moral. rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. É , tem gente que não percebe quando está sendo inconveniente, não é ? ....
    Esse aí gosta de uma companhia .... Puxa ! Rsrsrs.

    Paulo , estou com novo endereço de blog : http://freitasbia.blogspot.com , o outro eu excluí. Estou tentando fazer um mais legal, mas tô apanhando paca ! Enfim ....

    Vou seguir o seu aqui !!!

    Abraços !
    Bia .

    ResponderExcluir
  11. Paulo Sergio,por que se tem alguma coisa pior que gente chata,é gente chata que acha que tem razão
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços
    Raquel

    ResponderExcluir
  12. Bia, eu vou colocar um link do teu blog aqui.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Paulo .

    Estarei sempre acompanhando o seu também !

    ResponderExcluir
  14. Oláá!!

    Já estava com saudades de ler o blog... estive um tempo afastada! rsrsrsrrs Coisas da vida!
    Mas adorei esse post, e esse chato!! huahuauhah Parece criança curiosa... já viu criança curiosa? É bem assim que elas fazem!! hauahah
    Agora quanto à sua pergunta: pelo tanto que já trabalhei em loja e atendimento, digo que não, não é possível se relacionar bem com todas as pessoas, mas é possível ser minimamente (esse termo existe?) educada com todas elas se, como no seu caso, a gente engolir muuitoo!! rsrsrss
    Bjinhuuss =***

    ResponderExcluir
  15. Carol, bem vinda de volta. Realmente, parecia uma criança curiosa. Quem trabalha com público, principalmente no seu caso, em loja, tem que ter paciência de monge. rs!

    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!

Sugestões de postagem serão bem-vindas!